Connect with us

ISS Curitiba | Veja Alíquota Atualizada

Uncategorized

ISS Curitiba | Veja Alíquota Atualizada

Você já ouviu falar no ISS Curitiba? Cobrado de prestadores de serviço, como cabelereiros, clínicas médicas, estacionamentos, oficinas, escolhas ou serviços de manutenção, por exemplo, é um tributo que representa uma boa fonte de arrecadação para o estado, e um problema para quem esquece de pagá-lo.

Isso porque o ISS Curitiba é considerado pelo governo como a principal fonte de receita da cidade, e o valor arrecadado com ele é destinado para investimentos em áreas importantes, como saúde e educação ou, ainda, a outros atendimentos que a população curitibana necessite.

Por ser um tributo municipal, muitas pessoas, sobretudo os microempreendedores não formalizados, não sabem que precisam fazer o pagamento do ISS Curitiba, como essa quitação deve ser feita  e qual o valor da alíquota atualizada do tributo.

Esse é o seu caso? Caso tenha dito sim, não se preocupe. Preparamos um artigo com tudo o que você precisa saber sobre o ISS Curitiba de forma simples e bastante didática. Assim, você acertará suas contas com o fisco e poderá dormir tranquilo, sabendo que não corre o risco de ser inscrito na dívida ativa e ser cobrado judicialmente pelo não pagamento de um tributo que sequer se lembrava que tinha de pagar.

ISS Curitiba: veja alíquota atualizada

Entender como funciona a cobrança de um tributo muitas vezes parece um pouco complicado, mas quando pensamos no ISS Curitiba isso fica mais fácil, já que ele segue algumas regras que ajudam no entendimento.

Aliás, um dos truques para saber quem tem que pagar um imposto como o ISS Curitiba é entender exatamente o que algumas nomenclaturas utilizadas no imposto querem dizer.

Por exemplo, são considerados contribuintes aqueles que prestam os serviços, sejam eles empresas, associações, instituições ou pessoas, que trabalham como autônomos (como uma cabelereira, por exemplo). Já o responsável tributário é quem precisa pagar esse imposto, mesmo que não seja o contribuinte.

Alíquota

Como em todo imposto, o ISS Curitiba tem uma alíquota, ou seja, uma porcentagem que é cobrada pelo município sobre o valor dos serviços prestados por um profissional. Na cidade, essa alíquota atualizada varia de 2% a 5%, de acordo com o tipo de serviço que esta pessoa presta.

O tributo é cobrado, ainda, dos prestadores de serviço inscritos no Simples Nacional (como boa parte dos MEIs, os microempreendedores individuais). No caso destes profissionais, a alíquota que será cobrada a título de ISS Curitiba será calculada de acordo com a receita bruta registrada nos últimos 12 meses ou, para quem está começando agora um negócio próprio, com base no período proporcional ao início das operações desse negócio regularizado.

Pagamento

Um cuidado muito importante para quem precisa pagar o ISS Curitiba é em relação ao pagamento. Ou melhor, ao vencimento da fatura. Isso porque, ao contrário de um cartão de crédito ou mesmo de sua fatura de cartão de crédito, que você recebe um arquivo ou o documento impresso com o valor a ser pago, no ISS Curitiba não existe o envio da fatura. É quem paga o imposto que vai atrás e gera esse boleto. Curioso, não é mesmo?

Outro ponto a ficar atento é quanto à data do vencimento. O tributo vence todo dia 20 de cada mês, e pode ser pago na rede bancária tradicional ou, ainda, via internet.

Assim como as contas de nosso dia a dia, o ISS Curitiba cobra juros de quem atrasa o pagamento, mas o nome do devedor não é negativado caso tenha uma ou mais faturas em atraso ou não pagas. Ainda é possível fazer esse pagamento, mas é preciso ficar muito atento quanto a isso, para que a pessoa não seja incluída na dívida ativa do município.

A dívida ativa do município, onde são incluídos os devedores do ISS Curitiba e outros tributos, é uma espécie de “SPC/Serasa” dos órgãos públicos, que não apenas negativam o nome de quem está devendo o tributo como, caso a dívida não seja quitada, cobram judicialmente esse valor, o que pode causar um enorme transtorno.

Por isso, para fugir da dívida ativa ou mesmo de ter seu nome protestado, procure sempre pagar seus impostos em dia. E, caso tenha algum problema e tenha atrasado algum deles, tente uma renegociação com a prefeitura. Regularmente, os órgãos públicos, assim como a iniciativa privada, realizam mutirões para zerar dívidas e encher seus cofres.

Aliás, um caminho para isso é o parcelamento do ISS Curitiba atrasado. Essa operação pode ser feita via contato com a secretaria da fazenda local, para que a situação financeira do devedor seja analisada e possa ser oferecida uma solução para o problema em que todos saiam contentes.

Alíquota atualizada ISS Curitiba

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o ISS Curitiba, deve estar se perguntando: afinal de contas, onde eu consulto a alíquota atualizada desse tributo? É preciso ir a algum lugar?

A resposta aqui, felizmente, é não. Como parte da modernização que tem chegado à prefeituras de todo o país, quem quer consultar qual a alíquota atualizada do ISS Curitiba não precisa ir até um dos pontos de atendimento da prefeitura e enfrentar um longo período de espera. Basta ter um computador e acesso à internet.

Isso porque a alíquota atualizada do tributo pode ser consultada pelo site da prefeitura da cidade. Em poucos minutos, o contribuinte tem à mão os dados que precisa para saber exatamente quanto vai pagar de tributo naquele período e se o valor que já pagava mudou ou não.

Desta forma, não é preciso se deslocar para consultar essa informação. E como o boleto para pagamento do tributo é gerado via internet, depois de consultar sua alíquota atualizada de ISS Curitiba é possível ainda fazer o pagamento do tributo, deixando tudo em dia e evitando assim problemas com uma cobrança inesperada.

Emissão de recibos

Sabia que alguns contribuintes, como pessoas físicas ou jurídicas que se encaixam no Regime de Tributação fixa podem acessar um site exclusivo para elas para emitir a guia de pagamento do ISS Curitiba?

Totalmente seguro, o acesso à área de emissão de faturas é permitido apenas com o informe de login e senha criados pelo contribuinte, para que o ambiente online seja o mais seguro possível, já que ali estão informações sensíveis de cada pessoa pagante desse imposto.

O sistema está disponível também, para ser acessado via aplicativo para smartphone, permitindo ainda mais comodidade ao contribuinte, já que não será preciso se conectar a um computador, digamos, tradicional, para colocar em ordem esse tributo e evitar uma dor de cabeça.

Porque pagar a alíquota atualizada do ISS Curitiba

Algumas pessoas podem se perguntar: afinal, por que vou pagar a alíquota atualizada do ISS Curitiba? Porque não quitar apenas a que já estou acostumado? Ou mais: por que eu preciso pagar esse tributo?

Porque não fica apenas com o pagamento do tributo atrelado ao Simples Nacional, que em tese nasceu para simplificar a cobrança dos impostos, eliminando aquele monte de impostos que existiam antes?

Embora para algumas pessoas essa atualização possa significar uma despesa a mais, realizar o pagamento desta alíquota atualizada do ISS Curitiba é importante para que o contribuinte tenha todos os seus tributos em dia.

Aqui, vale a pena pensar não apenas no fato de que esse imposto é utilizado no custeio de atividades da cidade de Curitiba, mas também no fato de que quem deve impostos tem uma enorme dor de cabeça.

Afinal, quando falamos de impostos em atraso, não é a Serasa quem cobra a dívida, é o estado brasileiro, que costuma não ser tão amigável assim quando está na negociação para receber um tributo em atraso.

Além de ter de pagar judicialmente, e enfrentar o constrangimento de ver um oficial de justiça lhe entregando uma intimação ou, ainda, ler seu nome no diário oficial como alguém que não paga suas contas, aqui o custo disso tudo é ainda maior.

Afinal de contas, como sabemos, além dos juros que já são atribuídos a contas em atraso, quando se fala de uma dívida cobrada judicialmente, essa conta aumenta muito mais, deixando esse débito ainda mais salgado.

E, para quem pensa em participar de licitações, por exemplo, estar inscrito em dívida ativa é algo que praticamente elimina esse candidato, já que ele será classificado como um mau pagador e eliminado do processo. E você não quer esta fama, quer?

Então, por que ter esse tipo de constrangimento? Que tal fazer regularmente o pagamento do tributo e assim se poupar de um estresse maior? Mas, se você tiver algum problema para honrar seus pagamentos, basta negociar a dívida e seguir pagando de acordo com suas possibilidades.

O ISS Curitiba é um tributo importante, que garante o bom funcionamento da cidade. E, mais do que isso, para o empreendedor é um sinal de que seu negócio está regularizado e pode prestar serviços para qualquer um, inclusive para entes governamentais.

Por isso, faça seu orçamento mensal e separe regularmente o valor do tributo para que seja pago em dia. Sua tranquilidade agradece e a população da cidade também. Vamos começar a mudar isso?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Continue Reading
You may also like...
Faça seu comentário

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Uncategorized

To Top